As mudanças de rotina, hábitos, estrutura familiar e estilo de vida vêm, de uns tempos para cá, contribuindo para o aumento da procura por apartamentos compactos. Imóveis do tipo são principalmente desejados por executivos, universitários que se mudam para estudar, aposentados, casais sem filhos e solteiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros que moram sozinhos praticamente dobrou em 10 anos, chegando a um aumento de 6,7 milhões. Por isso, com o aquecimento do mercado imobiliário, o segmento atrai cada vez mais compradores, especialmente em grandes cidades. 


Nós, da Galvão Vendas, acompanhamos essa tendência de perto e contamos neste post o porquê do crescimento repentino. Confira!

Valor reduzido

Uma das principais características dos apartamentos compactos é também uma de suas grandes vantagens: eles são mais baratos. Isso porque os imóveis costumam ter seu preço calculado a partir do metro quadrado e, assim sendo, os menores podem ser encontrados com valores bastante acessíveis. Quando comprados à vista ou na planta, a economia é ainda maior; porém, mesmo quando financiados, eles também saem mais em conta, pois possuem parcelas mais baixas.

Boa opção para investidores

Para quem está interessado em investir, os imóveis compactos são ótimas oportunidades de custo-benefício. Por se encaixarem com maior facilidade em terrenos menores, os empreendimentos do tipo possuem ótima localização e geralmente estão em bairros mais valorizados e centrais. Altamente procurados, são apartamentos fáceis de alugar ou revender, gerando maior rentabilidade ao comprador. A valorização é grande também porque esses edifícios possuem amplas áreas de lazer e acessibilidade ao transporte público e os imóveis podem ser alugados como studios mobiliados em plataformas como Airbnb.

Praticidade na manutenção

Após um dia cansativo, nada melhor do que chegar em casa e encontrar tudo organizado e limpo, não é? Em apartamentos compactos, esse objetivo é alcançado com mais facilidade. Com espaços otimizados, esse tipo de imóvel é ideal para quem tem a rotina agitada e não quer ter ambientes enormes e cheios de móveis, janelas e pisos para limpar. A manutenção também é reduzida, pois a quantidade de materiais que podem exigir reparos com o tempo é menor. Desta forma, há economia de tempo e dinheiro para manter o apartamento em boas condições.

Ampla infraestrutura no condomínio

Imóveis com metragem reduzida geralmente são idealizados para estarem em condomínios de grandes áreas compartilhadas. Por isso, esse tipo de empreendimento tem facilidades e exclusividades em espaços de lazer, como piscinas, saunas, academias, salão de festas, espaço gourmet, lavanderia e até escritórios. Os lançamentos mais recentes oferecem inclusive Wi-Fi nas áreas comuns, além de tecnologias e sistemas avançados de segurança. 


Viver em um apartamento compacto é sinônimo de economia, praticidade e mais qualidade de vida. Por isso, a tendência veio para ressignificar o conceito de morar — e ela chegou para ficar! Em Curitiba, já existem empreendimentos incríveis para você conhecer. Acesse o site da Galvão Vendas e conheça a opção que mais combina com a sua vida!