Os avanços da tecnologia vêm se mostrando tão potentes que, hoje, já é possível vê-los dentro das nossas próprias casas. No dia a dia, fazemos diversas tarefas: limpamos os principais cômodos, assistimos televisão, ligamos a luz e o ar-condicionado, e com a automação residencial pode ser mais simples realizar essas atividades rotineiras.

Isso porque as “casas do futuro”, ou “smart homes” como também são conhecidas, deixaram de existir apenas em filmes. Há alguns anos, acompanhamos as conexões via aplicativos e produtos no estilo “plug and play” e “do it yourself” – ou seja, no estilo instale e faça você mesmo – influenciando de maneira real as nossas vidas. E é bem verdade que já se pode ter uma casa muito tecnológica, inclusive no Brasil. 

Redes wi-fi, conectividade, sistemas, sensores, integração e automação já estão sendo usados dentro de imóveis hoje. Veja, a seguir, como você pode equipar a sua casa com automação residencial e diferentes tecnologias domésticas inteligentes:

Lâmpadas inteligentes

As lâmpadas inteligentes utilizam sistemas que facilitam a sua programação. Por meio de um aplicativo no celular, por exemplo, você pode pré-determinar horários para que as luzes acendam ou apaguem. Além disso, elas permitem criar cenários de iluminação com cores e intensidades variadas. Você pode receber os amigos e tornar o ambiente mais amigável com luzes azuis e amarelas ou promover uma janta romântica e usar a luz vermelha para isso.

Controles de acesso

Hoje, também há a possibilidade de realizar o controle de diferentes partes da casa de forma automatizada. Graças à internet e às conexões inteligentes, é possível abrir, travar e destravar portas; abrir e fechar o portão da garagem; ou ligar e desligar o ar-condicionado quando ainda se está na rua. Ou seja, um controle que passa a ser melhor administrado por você usando apenas alguns comandos e toques no celular.

Assistentes de voz

Assim como os controles de acesso, os assistentes de voz inteligentes fazem parte da lista de automações residenciais desenvolvidas por meio de inteligência artificial. Com alto-falantes se tornam muito relevantes para a rotina de uma casa, podendo auxiliar nas tarefas domésticas, como aumentar ou diminuir a temperatura do ar-condicionado, tocar uma determinada música, atender chamadas de celular, abrir ou fechar as cortinas, entre outras funções que facilitam o dia a dia de qualquer pessoa. 

Eletrodomésticos inteligentes

Sem falar que a automação também pode ser encontrada nos eletrodomésticos. Com dispositivos inteligentes, geladeiras, cafeteiras, máquinas de lavar roupa e louça ganham outro significado, podendo ser programadas para funcionar de maneira automática, sem a necessidade de clicar nos botões para ativá-las. 

Neste contexto, aspiradores de pó também se tornam inteligentes, limpando a casa de maneira uniforme e automatizada, sem repetir sua função naqueles espaços que já foram limpos. Bem como as geladeiras que, devido à tecnologia, se tornam prestadoras de serviços. Em vez de apenas armazenar alimentos, elas passam a fazer o controle de produtos faltantes e, de forma sistemática, encaminham uma lista com os pedidos ao supermercado.

Como podemos perceber, existem diversas possibilidades de automatizar uma residência. Já pensou que a próxima pode ser a sua? Veja as opções de imóveis da cartela da Galvão Vendas, siga as nossas dicas e automatize o seu apartamento!