Muitos são os desafios na hora de comprar um imóvel. Além de escolher a localização do bairro e verificar a segurança da região, você precisa decidir entre uma casa ou um apartamento. Ambos têm diferenças cruciais, que vão de encontro ao estilo de vida dos moradores; portanto, analisar as vantagens e as desvantagens de cada um antes da compra é muito importante. 

Por isso, nós, da Galvão Vendas, vamos ajudar você a decidir qual dos tipos de imóveis melhor se encaixa ao seu estilo de vida. Confira! 

Por que escolher uma casa


Casa ou apartamento qual melhor para você.

Uma das vantagens de morar em casa é que, normalmente, elas são maiores do que os apartamentos. Além do ambiente interno, as partes externas, como varanda e quintal, ampliam o espaço local.

Vivendo em uma casa, você também está livre das taxas mensais de condomínio, que pesam no orçamento familiar. E, sendo você o dono, as reformas podem ser feitas de acordo com o seu gosto. 

Outra vantagem de morar em casa é que você não precisa pedir permissão para fazer festas ou reuniões — como ocorre na maioria dos apartamentos —, além de não se preocupar com o andar de baixo em relação ao barulho. 

Por que não escolher uma casa

Todo e qualquer lugar tem seus lados positivos e negativos. Com uma casa não seria diferente. Muitas residências sofrem com os problemas de segurança, sendo necessária, portanto, a instalação de vários equipamentos de proteção, como cerca elétrica, vigilância eletrônica e grades reforçadas. Todo cuidado, por mais imprescindível que seja, geram muitos gastos. 

Justamente pensando nessas despesas é que entra outro ponto negativo: em uma casa, ao contrário do condomínio (cujos gastos são divididos), todas as contas são pagas por você. Portanto, é preciso avaliar com minúcia esses pormenores. 

Por que escolher um apartamento 

Casa ou apartamento qual melhor para você.

Normalmente, os apartamentos oferecem mais segurança aos moradores. Por conta da possibilidade de serviço de portaria, da proximidade entre os vizinhos e, em muitos casos, da altura, ocorrências de furtos são menos frequentes. Além disso, os investimentos em segurança têm os custos divididos entre todos os condôminos. Dessa forma, em geral, sai mais em conta para o bolso. 

Outra vantagem de morar em apartamento é a oportunidade de se relacionar com os vizinhos. É muito bom para os casais que têm filhos pequenos ter companhia e amizades sempre por perto, por exemplo.

Por que não escolher um apartamento

Os apartamentos geralmente são menos espaçosos do que as casas. Se você tem ou deseja ter um animal de estimação, por exemplo, precisará pensar se o tamanho do apartamento é suficiente para o conforto do seu pet. 

Morar em um apartamento também faz você seguir regras pré-estabelecidas pelos demais condôminos: normas em relação ao barulho, burocracia para utilizar espaços em comum e frequência nas reuniões de condomínio.

Você terá vantagens e desvantagens independentemente da escolha entre casa ou apartamento. Para decidir a melhor opção, nós, da Galvão Vendas, estamos disponíveis para auxiliar você nesta tarefa tão importante que é a escolha de um lar! 

Gostou das nossas dicas? A Galvão Vendas tem sempre as melhores sugestões para te dar. Você pode pesquisar o imóvel ideal, aqui. Quer saber mais? Acesse o nosso blog!