Deseja transformar a decoração da sua casa!? Uma das formas é adotar as tendências que estão bombando no momento. Em 2019, por exemplo, os tons mais amadeirados e pastéis estavam em alta. Porém, a moda é cíclica e, hoje, existem novas sugestões decorativas que podem fazer a sua casa muito mais moderna.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de decoração que podem entrar na sua lista de prioridades em uma reforma ou que podem guiar as decisões decorativas do seu novo lar. Veja a seguir!

1. Tom sobre tom

O tom sobre tom, conhecido também como ton sur ton (em francês), tem como característica explorar inúmeros tons de uma cor na decoração do ambiente, e é uma das principais tendências em 2020. Seu efeito no ambiente pode ser o que você precisava para trazer um ar mais moderno para a casa. 

Objetos decorativos, tapetes, almofadas, quadros e sofás, todos eles podem surfar nessa onda, mudando apenas de tons mais claros para tons mais escuros. E a dica é combinar a cor da parede com a das mobílias para tornar o ambiente ainda mais harmônico.

2. Paredes com colagens

Em tempos de personalização, em que cada vez mais evidenciamos um estilo próprio e único, as paredes da sua casa podem ser decoradas de forma muito pessoal e divertida. Uma das tendências para este ano proporciona isso e está na gallery wall, que nada mais é do que transformar as paredes com colagens e fotografias! 

Já imaginou juntar os registros de uma viagem que marcou para você, as fotos de família, dos seus animais de estimação, tudo em uma única parede? Pois este é o momento certo para isso! Além das fotos, você também pode usar recortes de revistas e imagens para fazer essa composição e, em vez de pendurar quadros nas paredes, montar uma parede superdiferenciada. Fica um máximo!

3. Cozinha monocromática

Mas não são somente as paredes e a mobília da sala que estão entre as tendências. A cozinha também é um espaço que pode receber uma decoração diferenciada e desenhar um ambiente que fuja do branco. Estamos falando da cozinha monocromática, que explora cores marcantes, porém padronizadas, de forma que todos os móveis do cômodo adotem um único tom.

Verde, amarelo, azul e amarelo são algumas das cores mais exploradas, mas você pode usar a cor que quiser. O importante aqui é explorar o tom escolhido em todo o ambiente, fazendo isso de forma harmônica com outros tons, normalmente os pastéis.

4. Mix de estilo

Pensando na diversidade de estilos que atrai as pessoas atualmente, uma das tendências é explorar isso também na sua decoração, combinando mobiliários no estilo retrô com objetos mais modernos e atuais. Entre eles, estão móveis com design dos anos 1930 ou 1940 somados às luminárias com design contemporâneo, bem como as cortinas com tecnologia blackout e mesas com detalhes vintage. Enfim, é possível fazer diversas combinações, deixando o ambiente sofisticado, com itens contemporâneos e clássicos ao mesmo tempo.

5. Decoração com estampas

Assim como as paredes com colagens, a decoração com estampas também está em alta, o que mostra que o colorido tomou conta das tendências neste ano. Quanto mais cores e estampas, melhor! Sendo assim, as suas almofadas podem explorar diferentes tons, assim como todo o mobiliário. A ideia é adotar uma padronagem disruptiva, usando as mais diversas combinações de padrões e formas geométricas.

Gostou da seleção de tendências? E das nossas dicas? Compartilhe conosco as ideias decorativas que você está usando na sua casa!

Leia também: Mercado imobiliário: quais são as tendências para 2020