Curitiba é uma das melhores cidades para se morar no Brasil e um dos seus principais atrativos é a qualidade de vida. Além de oferecer segurança e uma infraestrutura urbana preparada para atender as necessidades dos seus usuários, ela oferece momentos de cultura e lazer para a população. A gastronomia é um dos seus pontos fortes, em especial no bairro Juvevê.

O bairro é conhecido por reunir agitação e tranquilidade. Está localizado há apenas 2 quilômetros do centro e reúne empreendimentos comerciais e residenciais de classe média e alta de Curitiba. Além disso, é repleto de restaurantes, pizzarias, bares e outros estabelecimentos dos mais diversos ramos da gastronomia.

Confira, a seguir, os 5 principais lugares que você não pode deixar de conhecer neste bairro:

1. Mukeka

Foto: Destemperados

O Mukeka é um dos restaurantes mais conhecidos do bairro Juvevê. No seu comando está o chef é o Ivan Lopes, que esteve por muito tempo à frente do premiado restaurante Terra Madre. Conhecido por reunir sabores característicos de várias regiões do Brasil, o Mukeka é uma boa opção para quem procura pratos brasileiros à la carte. 

Além de ser moderno e aconchegante, oferece opções de cardápio infantil, sendo um ótimo lugar para reunir a família e amigos. O restaurante está localizado na Rua Machado de Assis, 417, e abre tanto no horário do almoço quanto à noite, de terça-feira a domingo. Vale a pena conhecer!

2. Pastelaria Juvevê

Outro destaque vai para um dos lugares mais tradicionais do bairro: a Pastelaria Juvevê. Há mais de 35 anos sob os cuidados da dona Masako e de seu marido, a pastelaria, que é conhecida pelos frequentadores assíduos como “O Pastel”, oferece um cardápio com mais de 150 sabores de pastéis. No entanto, o ponto alto do lugar não é apenas este: o estabelecimento também é conhecido por seus mais de 100 tipos de cachaça. 

O local, que reúne os mais diversos perfis de pessoas, desde estudantes até famílias e executivos, também oferece qualidade e preço justo. Normalmente, para combinar com os pastéis, os petiscos ou o prato feito da casa, os consumidores pedem uma gasosa de framboesa, em garrafa de vidro, ou uma cerveja gelada. 

A pastelaria está localizada na Av. João Gualberto, 1817, e fica aberta de segunda a sábado.

3. Café do Moço

Em 2019 os moradores de Juvevê se despediram do Barista Coffee Bar, uma simpática casa de cafés especiais da marca Café do Moço, para dar lugar ao próprio Café do Moço, uma loja com um novo conceito de café na capital paranaense.

Seu ambiente foi totalmente remodelado e, agora, a casa oferece novos serviços. Além do consumidor poder escolher cada detalhe do processo de preparação do café, que conta com café torrado na hora, por exemplo, ele pode desfrutar do Espresso Bar, um balcão de experiências com três formas diferentes de extração de café espresso em uma máquina La Marzocco Leva, uma das máquinas de café espresso mais famosas do mundo.

Com isso, a cafeteria promove experiências diferenciadas, e é o lugar ideal para passar uma tarde tranquila. Para quem deseja conhecer, o local fica na Rua Moysés Marcondes, 609.

4. Bar Baroneza

O Bar Baroneza é conhecido pela sua tradicional feijoada servida aos sábados. É um dos lugares mais charmosos de Curitiba, inspirado nas antigas estações de trem e nas locomotivas a vapor. Oferece petiscos, happy hour e música boa em um ambiente agradável e bastante movimentado. 

O pão francês somado ao bife, queijo e temperos é um dos petiscos mais tradicionais do happy hour. Sem falar nos drinques e cervejas que acompanham o cardápio. À noite o bar oferece porções e bolinhos, com destaque para o Bolinho de Costela do Barão, a porção de Costela de Tambaqui ao molho de ostra e a Carne de Onça Imperador, sendo essas as opções mais tradicionais do menu.

Para os que desejam visitar o lugar, está localizado na rua Sete de Abril, 1250!

5. Rua Pagu

Por fim, o destaque vai para um novo espaço do bairro Juvevê: a Rua Pagu, um novo modelo de espaço público que surge com a proposta de ser uma alternativa para quem deseja viver uma experiência gastronômica interessante. Localizada em um espaço que liga duas vias, formando uma rua caminhável, a Rua Pagu tem duas entradas: uma pela rua Alberto Bolliger e outra pela rua Conselheiro Carrão, e é o local perfeito para reunir os amigos no final de tarde.

O lugar é muito simpático, daqueles em que você pode se sentir à vontade facilmente. Lá você vai encontrar contêineres com comidas variadas e, também, as opções do cardápio do Sirène Fish & Chips. Além de desfrutar de boa música, opções variadas de chopp e confraternizar em um espaço reservado para saraus artísticos

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando o blog e conheça os 5 melhores bairros para se viver na cidade.

Leia também: 4 lugares em Curitiba para quem ama experiências gastronômicas