Há pelo menos dois anos, acompanhamos o mercado imobiliário vivendo uma recuperação a nível nacional. De acordo com uma declaração do diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Fabio Kanczuk, os investimentos no país devem crescer 4,1% em 2020, puxados, principalmente, pelo setor imobiliário.

A recuperação do segmento é afetada não só pela retomada da construção civil, com destaque para os novos imóveis residenciais disponíveis para vendas em São Paulo, mas também é impulsionada por outras capitais, que têm contribuído para este aumento. Curitiba, por exemplo, é uma delas. Em especial, houve uma valorização dos imóveis na cidade, apresentando uma crescente de vendas em 2019. A expectativa é que em 2020 este cenário seja ainda melhor. 

Pensando nisso, separamos, neste post, quais são as tendências que vão impactar o mercado imobiliário neste ano. Confira!

Investimento em financiamento

Uma forte tendência é o aumento do investimento em financiamento imobiliário. Em 2019, o país viveu uma retomada dos financiamentos com recursos da poupança para pessoas físicas, o que estimulou a compra de novos imóveis. Em 2020, o cenário tende a ficar em um patamar parecido com o atual ou até melhor devido às taxas de juros baixas.

Venda de imóveis

Uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostrou um crescimento expressivo de potenciais compradores de imóveis entre o segundo e o terceiro trimestre de 2019. Dados do Secovi-SP, Sindicato de Habitação, mostram que somente na capital paulista as vendas de imóveis tiveram forte alta de 49,5%, com 44,7 mil unidades vendidas no ano passado. E a tendência é que essa movimentação reflita no número de vendas registradas neste ano.

Em Curitiba, por exemplo, além da elevada intenção de compra de imóveis – cerca de 45% das famílias com renda acima de R$ 2 mil querem comprar algum imóvel em 2020, de acordo com uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica -, o número de unidades entregues e vendidas na capital também tem aumentado ano a ano, de acordo com a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR).

Compra de imóveis de alto padrão

Pensando que o mercado prevê a realização de compras focadas no médio e longo prazo, outra tendência predominante no setor é o investimento em imóveis de alto padrão, ou “imóveis de luxo” e “super luxo”, como também são conhecidos. Segundo o Secovi-SP, só em 2019 São Paulo teve um aumento de 20% nas vendas de empreendimentos de luxo.

Em Brasília, empresas tiveram uma expansão de cerca de 30% na venda de imóveis de luxo. No mesmo passo, o mercado imobiliário curitibano de “super luxo” cresceu 70% no volume de vendas entre 2017 e 2018, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Ademi-PR à consultoria Brain Inteligência Corporativa. Este ano a expectativa é que esse nicho de mercado siga em alta, atraindo clientes que buscam exclusividade e sofisticação.

Espaços menores e compartilhamento

Outra tendência que impacta o mercado imobiliário é a procura por apartamentos compactos. Alguns fatores levam a isso, entre eles a mudança no comportamento do consumidor. Além das gerações Y e Z se mostrarem menos apegadas que os nascidos na era baby boomer e na geração X, elas têm como foco a compra de espaços menores. Ou seja, para elas não é exatamente a metragem que importa, mas sim o conforto que o imóvel oferece.

Diante disso, o compartilhamento de espaços também se torna fator determinante na tomada de decisão dos mais jovens. De acordo com o resultado da pesquisa feita pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Deloitte, as novas gerações não só preferem a disponibilidade de áreas comuns e ambientes de relaxamento e convivência, como também buscam por comodidades e facilidades fora do apartamento.

Gostou da nossa lista de tendências? Então continue acompanhando o blog e saiba porque o mercado imobiliário brasileiro tem tudo para manter seu crescimento de forma sustentável.

Leia também: Conheça os tipos de financiamento imobiliário e saiba qual é o melhor para você