Decidir comprar um imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Por isso, é necessário avaliar esta decisão e refletir muito antes de assinar um contrato — afinal, ser impulsivo nesse momento pode causar dores de cabeça no futuro. 

Mas quais são os detalhes mais importantes desse processo? Nós, da Galvão Vendas, sabemos que é preciso prestar atenção a todas as etapas da busca pelo lar ideal. Para ajudar você com isso, vamos contar o que observar antes de efetuar a compra de um imóvel:

Documentação em dia

comprar um imóvel

Antes de iniciar a negociação de um imóvel, certifique-se de que toda a documentação do bem está em dia. Você deverá verificar:

  • Matrícula atualizada com certidão de ônus (cuja validade é de 30 dias);
  • Certidão de débitos municipais;
  • Certidão de débitos estaduais;
  • Certidão de débitos federais;
  • Declaração de quitação de condomínio (se for o caso);
  • Certidão do 1º e 2º distribuidor.

Condições gerais do imóvel

comprar um imóvel

Na hora da visita, preste atenção a todo e qualquer detalhe — principalmente em construções mais antigas. Azulejos soltos e marcas de mofo, por exemplo, podem ser sinais de infiltrações e vazamentos. Fique de olho também em rachaduras, que, às vezes, são um alerta de danos estruturais. Nem sempre a melhor ideia é desistir do imóvel por esses problemas; afinal, dependendo da oferta, vale a pena encarar uma reforma. Mas é sempre necessário ter um panorama completo da situação para não se decepcionar depois.

Localização

comprar um imóvel

Estar em uma região que você considera segura e conveniente é o ideal! Por isso, fique bem atento à área onde o imóvel de seu interesse está localizado. Existem linhas de ônibus que atendem o bairro? Como é a iluminação das vias à noite? Há opções de comércios, escolas e hospitais por perto? Faça a lista com as suas prioridades e atente-se a isso.

Condições de pagamento

comprar um imóvel

Às vezes, encontramos aquele imóvel que parece que saiu diretamente dos nossos sonhos — porém, com um valor incompatível ao momento de vida. Fique de olho às condições de pagamento. O financiamento imobiliário continua sendo uma das principais formas de adquirir um bem, mas, dependendo do caso, você pode negociar e tentar dar uma entrada maior e diminuir as parcelas, por exemplo.

Gostou das nossas dicas? Comprar um imóvel não é nenhum bicho de sete cabeças — ainda mais quando você escolhe uma imobiliária confiável para negociar e ajudar você a encontrar o melhor para você. Ficou com alguma dúvida? Converse com a gente. Na Galvão Vendas, nosso maior objetivo é ver você de casa nova.